segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A cooperação nas práticas pedagógicas

Introdução à Educação Digital – LINUX – 2011
Unidade 05 – Cooperação (ou interação) em rede
Atividade 5.2 – Postagem no Blog
Cursista: Miriam Campos Chaparro
Tutor: Carlos Rafael
Grupo: Guardiões da limpeza
Tema gerador – Saúde e Educação
Temática foco – Dengue: prevenção e suas consequências
Componentes do grupo: Joaninha Luzia Arruda Vigabriel da Silva
Lucélia Barbosa da Silva
Margarida Venância de Oliveira
Marilene Vale dos Santos
Manoel Diomendes Franco de Moraes
Miriam Campos Chaparro

A cooperação nas práticas pedagógicas

Na sociedade contemporânea e globalizada, as pessoas mudaram seu modo de ensinar e aprender. O aluno pode “pegar” informações na Internet, mas o professor tem o papel fundamental de “filtrar” o conhecimento sistematizado. O professor não é o único veiculo de informações, porém é o profissional que pode e deve saber direcionar o conhecimento sistemático de seus alunos, não a criatividade. A Internet permite que o aluno tenha acesso a muitas informações, é uma forma diferente de aprender e ensinar, tornando cada um protagonista nas suas ações.
Segundo os dados do Guia do cursista, do Curso Introdução à Educação Digital, do Proinfo (2009: 171),
“O professor tem um papel importante na mediação de todo o processo, orientando os alunos a resolverem seus conflitos de modo a tomarem consciência dos princípios éticos que estão em jogo a cada momento.”

O professor não vai ser substituído pelo computador, porque as tecnologias são ferramentas para uma educação nova, dinâmica e criativa, pois tanto o professor como o aluno podem utilizar essas ferramentas, um para dinamizar suas aulas, o outro, aumentar o seu conhecimento e suas informações, respectivamente. Portanto, cada um pode ensinar e aprender juntos, cooperando no ensino e na aprendizagem, e aprender e aprender sempre.
As atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas pelas pessoas que estão envolvidas em tarefas que propiciam a aprendizagem.
Conforme as palavras de Piaget,
“Consideramos a palavra cooperação mais adequada do que a palavra interação, porque esta última apenas designa a ação conjunta entre duas ou mais pessoas, com a troca de alguns valores (materiais, emocionais, intelectuais ou éticos). Já a palavra cooperação designa muito mais, refere-se a um tipo específico de interação na qual se busca que os valores trocados estejam em equilíbrio. Em cooperação não há opressão, não há uso, nem abuso do outro. A cooperação presume então que não só as ações sejam comuns, mas que as intenções também sejam compartilhadas. Na cooperação a ação nasce de acordos transparentes.” ... Para Piaget (2009: 169) “a cooperação é o melhor caminho para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.”

No projeto “Dengue: prevenção e suas consequências” que está sendo desenvolvido na Escola Municipal “Ângela Maria Pérez”, com os alunos de 6º. ao 9º. ano, do período vespertino. Com o objetivo principal de trabalhar junto à comunidade escolar, visa conscientizá-los quanto à importância de prevenir à dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
Os alunos participam, colaboram e cooperam com os professores e com os colegas para o bom andamento do projeto. A cooperação é importante num projeto, para que todos consigam aprender o conteúdo que está sendo desenvolvido, um ajudando o outro para sanar as dificuldades. Os alunos pesquisaram em casa, na Internet, e agora estão elaborando um trabalho em Power Point, para a apresentação na STE da escola. Estão desenvolvendo outras atividades como folder, desenho, cartazes, etc.
No desenvolvimento do projeto vale ressaltar o grande interesse e participação dos alunos nas atividades propostas pelos professores. A idéia central é transformar esses alunos em multiplicadores em suas casas e na comunidade. Em suma a cooperação é muito importante, sem ela não é possível desenvolver nada.

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