segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cooperação (ou interação) em rede - Pesquisando na Wikipédia (01)

Introdução à Educação Digital – LINUX – 2011
Unidade 05 – Cooperação (ou interação) em rede
Atividade 5.3 – Pesquisando na Wikipédia (01)
Cursista: Miriam Campos Chaparro
Tutor: Carlos Rafael
Grupo: Guardiões da limpeza
Tema gerador – Saúde e Educação
Temática foco – Dengue: prevenção e suas consequências
Componentes do grupo: Joaninha
Lucélia
Margarida Venância
Marilene
Manoel
Miriam
A pesquisa na Wikipédia foi bastante interessante. Iniciamos pesquisando a palavra “dengue”, apareceu o link, http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue, sobre o assunto. Dentro desse link apareceu outras palavras com link, indicando de outras.
Muitas pessoas questionam a credibilidade das informações da Wikipédia, porém qualquer pesquisa que você realize precisa de várias fontes. É necessário, que a pessoa que pesquise na Internet procure outras fontes, que seja confiável. O grupo concorda que a pesquisa na Internet – na Wikipédia ou outros sites – precisa ser cuidadosa, pois sabe-se que muitos sites não são confiáveis.

Um comentário:

  1. É interessante lembrarmos que a Wiki é aberta, ou seja, qualquer pessoa pode criar/editar um artigo sobre determinado assunto. Mas não devemos esquecer que a grande maioria dos sites também são criados por pessoas que desconhecemos, não abertos a edição à qualquer pessoa, mas ainda assim, desconhecemos o autor.
    Então não entendo o porquê do preconceito de algumas pessoas com relação à Wiki.
    Muito bem dito neste blog que o controle do uso das informações pesquisadas são do pesquisador, exatamente por esse motivo jamais devemos nos ater a apenas uma fonte de pesquisa.

    Parabéns pelo blog e por sua posição frente a essa realidade.

    Carlos Rafael

    ResponderExcluir