O vídeo “Do sonho aos ares” aborda a história do centenário do 14 Bis (http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/4-14bis/pg04.htm), construído por Alberto Santos Dumont, um dos maiores inventores e revolucionário do nosso País. Esse vídeo mostra a tentativa de um homem em fazer um aparelho voar – 14 Bis – mas a grande vontade do homem em voar não é novo, desde os tempos mais remotos, o homem tenta voar de diversas maneiras.
O vídeo foi produzido pelo Ministério da Defesa do Brasil em homenagem a Alberto Santos Dumont (http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=13354), que é considerado pelos brasileiros o “Pai da Aviação”. Esse vídeo permite fazermos um paralelo entre o plano de vôo de Santos Dumont e a prática pedagógica do professor atualmente com a introdução das tecnologias em sua prática diária.
Esse vídeo foi trabalhado no Curso de Introdução à Educação Digital, Linux 40 horas, do Proinfo Integrado, do MEC, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da cidade de Corumbá-MS.
Atualmente, a evolução tecnológica que vivemos tem grande influencia em nossas vidas – pessoal e profissional – fazendo com que nós planejássemos tudo. Com isso, quase sempre o novo, nos traz medo, insegurança ao introduzirmos em nossas vidas. Muitos profissionais questionam o uso das tecnologias na prática pedagógica como ferramenta ou recurso didático causando muitas polêmicas.
Essa evolução afeta de modo geral a vida das pessoas, no seu dia a dia, na sua casa, no local de trabalho, no lazer e em outros lugares. Para que o processo seja efetivado, para que se obtenha sucesso em uma nova empreitada é necessário que o profissional acredite e elabore um roteiro, um plano de ação para sua orientação.
Assim, é na Educação. O profissional deve saber fazer o diferença em suas aulas, saber usar as tecnologias para dinamizar suas mesmas, explorando de todas as formas possíveis, possibilitando a formação de seus alunos, a se tornarem cidadãos criativos, críticos e que possam julgar o que é e será importante para sua vida.
Hoje, a necessidade de acessar a Internet é comum e necessária, utiliza-se para estudar, fazer cursos, pesquisas, apresentações de trabalhos, aulas expositivas utilizando mapas, figuras e áudio, passear ou “navegar” sem destino, comunicar com outras pessoas, tem uma infinidade de coisas e atividades. Em minha vida pessoal e profissional a tecnologia afeta e modifica, facilitando, dinamizando e auxiliando nas minhas atividades cotidianas. Com os alunos auxilia nas atividades, as aulas utilizando a Internet, jogos educativos, produzindo desenhos, estórias em quadrinhos, animações, músicas e outras, desenvolvendo cada vez mais os processos de ensino e aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário